TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Ansiedade - Aprendendo a controlar e evitar que ela seja um vilão do seu desempenho profissional.

Em 01/09/2018 às 09:33:32

Atualmente, é comum nas práticas de seleção ouvir a palavra ansiedade ou nervosismo como um ponto a ser melhorado. Praticamente a palavra ansiedade aparece como um vilão que ameaça e inibe a atuação, impede a concentração, altera o estado de ânimo, tira a naturalidade, ameaça o desempenho, principalmente dos jovens em atividades de provas, testes e entrevistas de seleção.

Mas, o que é essa chamada ansiedade e como ela se apresenta?

 A ansiedade é uma resposta do organismo, à uma pressão causada por uma expectativa, positiva ou negativa frente à possibilidade ou não de se alcançar um objetivo e que pode ser controlada de maneira natural.

 A ansiedade passa a ser um problema, quando existe uma dificuldade de lidar com a espera, e a pressão da expectativa acaba promovendo sintomas que impedem a pessoa de atuar de forma equilibrada. De acordo com a resposta do organismo e estilo pessoal, pode gerar alteração do batimento cardíaco, dificuldade de respirar, tremores, gagueira, sudorese, falhas de memória e, em casos mais graves desmaios, provocados pela forte tensão interna que gera um colapso momentâneo no organismo.

Normalmente essas crises podem mascarar um medo real ou imaginário criado por uma visão interna de que o objetivo não será alcançado, que a resposta será negativa, de que não se é bom e uma sensação de possível fracasso. O perigo aqui é a frequência com que algumas pessoas são expostas a esta experiência e acabam desenvolvendo crises mais severas de ansiedade, bem como generalizando que não possuem o controle emocional necessário para manter-se em equilíbrio e com isso acreditarem que não são capazes de enfrentar desafios e obter bons resultados em entrevistas, testes e provas.

Podemos citar uma série de fatores que podem desencadear e promover este processo: situação atual do mercado de trabalho, crises financeiras, insegurança social, medo do futuro e suas consequências, dificuldades de se adequar ao novo perfil profissional, habilidades exigidas, e principalmente a avaliação que o indivíduo faz de si mesmo, quanto aos desafios dos processos seletivos, conteúdo de seus conhecimentos e aprendizagens.

Seguem algumas dicas para lidar com o processo:

Saiba que a todo o momento, estamos sendo avaliados e avaliando pessoas e situações e que isso é um processo natural da vida.

Crie o hábito de realizar um exercício de respiração consciente, quando colocamos foco e atenção na nossa respiração e observamos como o ar entra e saí. Em poucos minutos alcançamos um estado de relaxamento e os sintomas da pressão e ansiedade se dissipam e assim, você poderá utilizar este exercício como uma ferramenta de controle a qualquer momento.

Faça uma avaliação dos seus conhecimentos e habilidades, todos nós temos recursos desenvolvidos e a desenvolver. Identifique as áreas que normalmente lhe afetam e geram inseguranças, inicie um trabalho e ensaie novas formas de agir, o aprender está no fazer e a repetição cria o hábito.

Busque uma atividade como teatro e trabalhos em grupos, para desenvolver soltura e flexibilidade para lidar com desafios, e se permita viver a experiência.

Caso o processo de ansiedade seja uma constante ao longo de sua vida escolar e profissional, procure ajuda de um profissional da área da Psicologia. Um bom trabalho pode ajudar na libertação dos sintomas e promover mudanças para aprender a lidar com a ansiedade de forma positiva.

Dulce Gabiate – Psicóloga, Consultora organizacional com foco na área de desenvolvimento humano. Treinadora de treinadores em TOP- Tecnologia de Participação ICA Phoenix - Arizona USA, Trainer em Programação Neurolinguística pelo INAP e Coach Executivo, Carreira e Vida pelo ICI e InCoaching, Psicóloga clínica.

POSIÇÃO 2 - ALERJ 1190X148
DOE SANGUE - POSIÇÃO 2 1190X148
TOPO - PRINCIPAL 1190X148
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.